Tumulto na Penitenciária de Marília provoca incêndio e deixa mortos e feridos

Compartilhe:
Um tumulto ocorrido no fim da tarde desta terça-feira, 25, na Penitenciária de Marília resultou em um incêndio dentro da unidade prisional e deixou mortos e feridos, segundo informações divulgadas pelo Marília Notícia.

A reportagem confirmou ao menos dois óbitos entre os detentos encaminhados ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFamema). A ocorrência teria começado após uma briga entre presos no setor de inclusão. Durante o conflito, um incêndio se formou — ainda sem circunstâncias esclarecidas — e a fumaça tomou parte da penitenciária.

Fontes extraoficiais relataram outros cinco mortos e pelo menos 20 feridos, mas esses números ainda não foram confirmados por autoridades estaduais. Equipes do Samu foram mobilizadas e levaram os feridos para o HCFamema, unidades de saúde da zona norte e para a UPA Sul.


Policiais penais estão com o efetivo no Hospital das Clínicas de Marília (Foto: Alcyr Netto)

Hospital ativa plano de contingência
Em nota divulgada à noite, o HCFamema informou ter ativado seu plano de contingência para absorver a demanda emergencial, garantindo atendimento rápido e sem prejuízo aos demais pacientes.

Como medida preventiva, o hospital suspendeu a visita noturna desta terça-feira e não divulgará o estado clínico dos feridos, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A nota foi assinada por Thiago Scolar, chefe do Serviço de Comunicação.


Tumulto na Penitenciária de Marília provoca incêndio e deixa mortos e feridos (Foto: Alcyr Netto)

Apurações continuam
Até o momento, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) não se manifestou. As circunstâncias da briga, do incêndio e o número exato de vítimas seguem em apuração.