Os 18 anos de atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade do Centro Universitário de Ourinhos – UATI-UNIFIO foram comemorados no dia 27 de abril, com um maravilhoso evento cultural no Anfiteatro do Campus da UNIFIO.
Foi uma tarde alegre, de muita emoção e homenagens que reuniu representantes da Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM), UNIFIO e Colégio Santo Antônio, as alunas, professores e colaboradores.
As mentoras da UATI Cecília Quagliato e Dalva Borges Ramos com a coordenadora Gerda, a diretora do CSA Narda, alunas e o grupo da Vivência Cultural da Special Dog (Foto: UNIFIO)
A coordenadora da UATI Gerda Kewitz recebeu para o evento as mentoras da Universidade da Terceira Idade, Cecília Quagliato e professora Dalva Borges Ramos, a diretora pedagógica do Colégio Santo Antônio Narda Jorosky, e o Grupo da Melhor Idade do Centro Cultural Special Dog, de Santa Cruz do Rio Pardo, acompanhado das auxiliares administrativas Viviane Poma e Cássia Nóbile, que representou a diretora do Centro Cultural Juliana Manfrim.
A coordenadora Gerda Kewitz falou com emoção dos 18 anos da UATI (Foto: UNIFIO)
Cecília Quagliato sendo homenageada pela aluna Maria Isabel Fantinatti (Foto: UNIFIO)
As alunas da UATI e os convidados foram recepcionados no Anfiteatro com uma apresentação musical. A professora Maria Angélica Brianese de Castro (CSA), no violão, e o colaborador Leonardo Godoy (UNIFIO), no violoncelo, emocionaram com a música Luar do Sertão.
Leonardo Godoy e Maria Angélica Brianese Castro emocionaram com Luar do Sertão (Foto: UNIFIO)
A abertura do evento foi conduzida pela gestora comercial da FEMM, Amanda Ponczek, que destacou a importância da UATI para a instituição e homenageou a coordenadora, professores e alunos pela trajetória de sucesso do curso.
A gestora comercial da FEMM Amanda Ponczek conduziu a cerimônia de abertura (Foto: UNIFIO)
Uma das surpresas preparadas pela reitora da UNIFIO Gláucia Librelato Gonçalves e pró-reitora Glauka Archangelo, para marcar a data, foi a apresentação de um vídeo com imagens das alunas, professores e da coordenadora Gerda que foi exibido na abertura do evento.
Evento foi realizado no Anfiteatro Irmãos Quagliato, no Campus da UNIFIO (Foto: UNIFIO)
Uma das mentoras da UATI, Cecília Quagliato, esposa do presidente da FEMM Roque Quagliato, fez um pronunciamento emocionado sobre a fundação da Universisade e sua trajetória. Cecilia destacou o trabalho da professora Dalva, da coordenadora Gerda e ressaltou a importância da UATI para a FEMM, UNIFIO e para a comunidade. Em seguida, a professora Iara Mendonça (UNIFIO) apresentou uma poesia em homenagem à UATI.
Cecília Quagliato, uma das mentoras da UATI, destacou a importância da Universidade para a FEMM e UNIFIO (Foto: UNIFIO)
A diretora do CSA Narda Jorosky, representando a FEMM, falou com muita emoção também sobre a UATI.
Narda ressaltou que é um privilégio ter a UATI no prédio do CSA e que a FEMM se orgulha de ter alunos de 0 a 94 anos frequentando suas instituições. Agradeceu a coordenadora Gerda, professores e alunas, pela dedicação, trabalho e parcerias realizadas.
Dalva Borges Ramos sendo homenageada pela aluna Jecy Vivan (Foto: UNIFIO)
Ao final, convidou a sua filha Elis Jorosky Brambilla, de 5 anos, aluna do G5 (Educação Infantil) do CSA para homenagear e entregar flores para coordenadora Gerda.

A aluna do CSA Elis Jorosky Brambilla, grande fã da UATI, com a coordenadora Gerda Kewitz (Foto: UNIFIO)
A aluna da Educação Infantil do CSA Elis Jorosky Brambilla entregou flores para Gerda (Foto: UNIFIO)
A coordenadora Gerda Kewitz agradeceu as homenagens recebidas, as presenças de Cecília Quagliato e Dalva Borges Ramos e do grupo da Vivência Cultural da Special Dog e enalteceu os professores e as alunas pelo trabalho, dedicação e entusiasmo.
Gerda também destacou e agradeceu o apoio e incentivo da FEMM, UNIFIO e CSA que possibilitaram a trajetória de sucesso da UATI.
O professor doutor Gilson Aparecido Castadelli, coordenador do Núcleo Tecnológico de Educação Aberta – NTEA-UNIFIO também homenageou Gerda, professores e alunas pelo brilhante desempenho nas aulas on line durante o período da pandemia.
A diretora do CSA Narda Jorosky destacou o privilégio da convivência com a UATI (Foto: UNIFIO)
Professora Daniele Montuleze falou da alegria de acompanhar a trajetória da UATI (Foto: UNIFIO)
Apresentações culturais
A professora Daniele Montuleze, de Música, prestou uma comovente homenagem à UATI e falou da sua alegria e gratidão em participar da trajetória da Universidade.
Daniele conduziu as apresentações musicais realizadas pelas alunas que também declamaram poesias e mensagens em homenagem aos 18 anos da UATI.
A professora Iara Mendonça homenageou a UATI com uma poesia (Foto: UNIFIO)
O coordenador do NTEA UNIFIO professor Gilson Castadelli com Gerda Kewitz (Foto: UNIFIO)
O Coral da UATI como sempre deu um show, com um maravilhoso repertório musical, com canções produzidas pelas alunas Isabel Fantinatti e Odete Kahil.
Coroando a tarde festiva, no Anfiteatro da UNIFIO, o Coral da UATI e o Grupo da Vivência Cultural da Special Dog cantaram e encantaram com a música Amigos para Sempre, que foi acompanhada por todos os presentes.
Encerrando o evento comemorativo teve uma divertida dinâmica com alunas e convidados e coquetel de confraternização.
As informações são de Rose Pimentel Mader*
Todo o conteúdo publicado no site, incluindo textos, fotografias, vídeos, artes, logotipos e demais materiais jornalísticos, é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/98).
É expressamente proibida a reprodução, cópia, distribuição, retransmissão ou utilização total ou parcial de qualquer conteúdo deste portal sem autorização prévia e formal do site Passando a Régua.
A utilização indevida de material protegido poderá resultar em responsabilização civil e criminal, conforme previsto na legislação brasileira.
O compartilhamento de links das matérias é permitido, desde que preservada a autoria e a integridade do conteúdo.



