Vacina de HIV da Johnson apresenta baixa eficácia em estudo na África

Compartilhe:

A farmacêutica norte-americana Johnson & Johnson (J&J) anunciou, nesta terça-feira (31), os novos resultados do estudo Imbokodo, que avalia a eficácia da vacina contra o HIV baseada em um vetor de adenovírus. E a notícia não é boa: a pesquisa realizada com 2,6 mil mulheres na África Subsaariana não demonstrou resposta imune significativa estimulada pelo imunizante.

Os locais de testes foram determinados pelo alto risco de infecção da região, onde mulheres e meninas representaram 63% de todas as novas infecções pelo vírus causador da aids em 2020, segundo o Unaids. As participantes do estudo, residentes em Malawi, Moçambique, África do Sul, Zâmbia e Zimbábue, receberam quatro doses da vacina no intervalo de um ano e foram acompanhadas durante 24 meses pelos pesquisadores.

Os resultados das aplicações, concluídas em 30 de junho de 2020, indicaram que 63 das 1.109 mulheres do grupo placebo adquiriram HIV, enquanto a proporção de infecção entre as vacinadas foi de 51 para 1.079 que receberam as doses.

Apesar de não ter causado danos e ser considerado seguro — sem oferecer nenhum risco reverso de aquisição do vírus, por exemplo —, o regime vacinal demonstrou uma estimativa de eficácia muito baixa para ser considerado útil. Os 25,2% observados indicam até que o resultado pode ser derivado de um acaso, já que o intervalo de confiança de 95% permite que a taxa varie para níveis ainda menores.

Em comunicado, a Johnson garantiu que as participantes infectadas pelo HIV durante o estudo foram encaminhadas a “serviços de tratamento e assistência de alta qualidade”. Para o diretor científico da empresa, Paul Stoffels, a complexidade única do vírus e sua capacidade de escapar do sistema imunológico humano seguem sendo desafios no desenvolvimento de vacinas contra ele. A mesma tecnologia de adenovírus tem se mostrado eficaz, de acordo com Stoffels, nos imunizantes desenvolvidos pela J&J contra o Ebola e a Covid-19.

Com informações do site Galileu

⚠️ AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS

Todo o conteúdo publicado no site, incluindo textos, fotografias, vídeos, artes, logotipos e demais materiais jornalísticos, é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/98).

É expressamente proibida a reprodução, cópia, distribuição, retransmissão ou utilização total ou parcial de qualquer conteúdo deste portal sem autorização prévia e formal do site Passando a Régua.

A utilização indevida de material protegido poderá resultar em responsabilização civil e criminal, conforme previsto na legislação brasileira.

O compartilhamento de links das matérias é permitido, desde que preservada a autoria e a integridade do conteúdo.