Vereador de Bofete é condenado por estupro de vulnerável e preso após sentença de 29 anos de prisão

Compartilhe:
O vereador Benedito Aleixo da Silva (Republicanos), de Bofete (SP), foi condenado em primeira instância a 29 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. A decisão judicial, proferida no dia 31 de janeiro e obtida pela TV TEM, aponta que o parlamentar cometeu atos libidinosos contra três vítimas: uma criança de 10 anos e uma adolescente de 14, em 2013, e uma terceira vítima, de 13 anos, em 2019.

De acordo com a Polícia Civil, Benedito foi preso na noite de terça-feira (10), em sua residência, e encaminhado à Cadeia Pública de Itatinga (SP), onde deverá passar por audiência de custódia. A sentença determinou inicialmente o cumprimento da pena em regime fechado.

Um segundo homem, identificado como Silvio Montovanelli Pedroso, também foi condenado pelos mesmos crimes contra as mesmas vítimas. No entanto, a punibilidade foi extinta em razão de sua morte, ocorrida em 2024.

A defesa do vereador informou à TV TEM que assumiu o caso após a sentença e apresentou recurso, obtendo a redução da pena para 22 anos e um mês de reclusão. Segundo os advogados, o processo também foi encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) por meio de recurso especial. O STJ, porém, afirmou que, até o momento, não localizou processos envolvendo o nome do parlamentar em seu sistema.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) informou que não pode fornecer mais detalhes, pois o processo tramita sob segredo de Justiça.