Vídeo: PM é baleado no pescoço durante perseguição em Paraisópolis; operação mobiliza 300 policiais

Compartilhe:
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento que o policial militar Johannes Kennedy Santana foi baleado no pescoço, nesta quinta-feira, 7, durante uma perseguição na favela de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo. O autor do disparo foi identificado como Kauan Alison Alves dos Santos, de 19 anos, suspeito de participar de arrastões na região da Chácara Santo Antônio.

Segundo a Polícia Militar, a ocorrência começou quando uma equipe em patrulhamento suspeitou de dois homens em uma moto. Ao tentar a abordagem, houve perseguição até Paraisópolis. Nas imagens obtidas nas redes sociais, é possível ver Johannes entrando em luta corporal com Kauan, que estava armado e disparou contra o PM.

Outro homem, identificado como Gabriel Vieira dos Santos, de 28 anos, aparece no vídeo retirando a arma do policial logo após o disparo. Sangrando, Johannes aciona o Centro de Operações da PM (Copom) e relata ter sido atingido, informando que os suspeitos fugiram levando sua arma.

Cerca de três minutos depois, outros policiais chegam e prestam socorro. O PM foi resgatado pelo helicóptero Águia e levado consciente ao Hospital das Clínicas, onde exames apontaram que o projétil atravessou o pescoço sem atingir órgãos vitais. O estado de saúde dele é estável e não há necessidade de cirurgia no momento.

A arma do policial já foi recuperada, mas nenhum suspeito foi preso até a última atualização. A operação para localizar Kauan e Gabriel mobiliza cerca de 300 agentes, incluindo equipes da Força Tática e da Tropa de Choque, com bloqueios e revistas em motocicletas e veículos.

Duas pistas da Avenida Giovanni Gronchi foram interditadas e três linhas de ônibus foram desviadas desde as 15h30. O porta-voz da PM, coronel Emerson Massera, afirmou que a ação continuará “o tempo que for necessário” até a captura dos criminosos.