Ourinhos,
Anuncie Aqui | Fale Conosco | Notícias no What’s (14) 99637-3212

Postado em 23/09/2022 às 00:53

João Neto: Caderneta de Fiado

    0043161001663905500.jpg

Com a chuvarada daquele final de inverno os carpinteiros, incluindo meu pai, penavam para ganhar dinheiro, os serviços de carpintaria paravam, por consequência, atrasava a entrada de dinheiro.

Obviamente, havia atraso no pagamento das despesas da casa: água, luz, alimentação e etc.

A salvação na parte alimentar era o bendito Empório do Vitório Toloto, um “italianão” boa gente que nos vendia fiado, entregava os produtos e anotava tudo na famosa caderneta de compras.

Ainda hoje, parece que estou ouvindo minha mãe:

- Corre no empório do Toloto, leva essa listinha de compra e pede pra ele "marcar" na caderneta. O empório era pertinho de casa na Barra Funda, na Rua Brasil, em frente a Capela do Sagrado Coração de Jesus.

Ali era relacionado a data da compra, os produtos comprados e seus respectivos preços. Verdadeiro documento de compromisso e confiança. 

Na nossa caderneta além do arroz, feijão, óleo, farinha, ovos e sabão, o que chamava a atenção era a quantidade maços de cigarro, especificamente o tal "Continental sem filtro".

 

Acho que o tempo chuvoso que hoje paira no ar me remeteu a tais lembranças, um tempo em que, para amenizar dificuldades, havia anjos pra nos ajudar, Seu Vitório foi um deles, acreditem.

Confira também: Onde Vocês se Esconderam?

Parece Que Foi Ontem

Este texto é do escritor João Neto, um escritor do cotidiano, foi rotulado, pelo crítico Lau Pacheco, como "piloto da caravela da saudade", em virtude do resgate de momentos vividos na infância e adolescência em Ourinhos. 

Após ter seu conto "Ainda Bem Que Você Veio" viralizado nas redes sociais, ficou conhecido em todo o Brasil. Publicou seu primeiro livro de contos e crônicas em 2019.

João Candido da Silva Neto nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e veio para Ourinhos com 7 anos em 1967. Ele atuou na COPEL (Cia Paranaense de Energia) onde aposentou-se em 2019. Em 2012 se tornou escritor, tendo seus contos e crônicas publicados semanalmente na Folha de Londrina.

Veja Também

Policial Civil aposentado dispara contra enfermeira em Hospital de São Paulo
Acidente entre caminhão-tanque e carro mata uma pessoa na região
Em Ourinhos registramos neste domingo, dia 25, o sepultamento de João Batista de Oliveira
Tetracampeão mundial de boxe, Popó destrói o ex-BBB Kleber Bambam, em combate histórico
© 2019 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn