A intervenção do serviço de acolhimento social prestado antes no "O Samaritano" na área rural de Ourinhos chegou ao fim, dando lugar à "Associação Servos da Divina Providência", que assumiu o trabalho desde a última segunda-feira, 26. Por meio do Chamamento Público nº 06 realizado pela Prefeitura de Ourinhos, a Organização Social Civil (OSC) apresentou um plano de trabalho consistente, o que levou à sua seleção para assumir a responsabilidade.
Sob o nome de "Projeto Acolher: Autonomia em Foco", o serviço agora será presidido pelo padre Robson Antônio da Silva, contando com a coordenação técnica da psicóloga Aline Franciele Ferreira. A OSC já está em pleno funcionamento, dando continuidade às atividades e realizando a contratação de profissionais qualificados para atuar no projeto.
De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, resolução 109/2009, a OSC atenderá exclusivamente adultos em situação de rua, tanto homens quanto mulheres. A capacidade máxima de acolhimento será de até 50 pessoas. No momento, aproximadamente 40 indivíduos já estão sendo acolhidos pelo Projeto Acolher, que permanecerá na mesma chácara onde funcionava o "O Samaritano".
Vale ressaltar que a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social, agiu em resposta a uma decisão liminar proferida em abril deste ano. A juíza Alessandra Mendes Spalding, da 2ª Vara Cível de Ourinhos, determinou a intervenção municipal na Comunidade "O Samaritano" devido às condições precárias em que pessoas vulneráveis eram mantidas, como trabalho não remunerado, habitação precária, alimentação insatisfatória e falta de higiene adequada.
Além disso, a liminar também exigiu a identificação de todos os acolhidos pela entidade e a entrega de seus documentos pessoais às autoridades municipais. A decisão deu um prazo de 60 dias para que o município apresentasse planos individuais de assistência para cada acolhido.
Após todos esses desdobramentos, a nova OSC assumiu a responsabilidade e iniciou suas atividades no Projeto Acolher. O repórter Gera Laperuta, do Passando a Régua, visitou o local nesta quarta-feira, 28, e conversou com a Secretária de Assistência Social do Município de Ourinhos, a Sra. Viviane Aparecida Rodrigues Barros. Durante a visita, a secretária mostrou o estado atual do local, demonstrando o comprometimento em fornecer um ambiente adequado e seguro para os acolhidos. Confira o vídeo abaixo.
Com a chegada da nova OSC e a implementação do Projeto Acolher: Autonomia em Foco, espera-se que as pessoas em situação de rua de Ourinhos recebam o apoio necessário para reconstruírem suas vidas.
Todo o conteúdo publicado no site, incluindo textos, fotografias, vídeos, artes, logotipos e demais materiais jornalísticos, é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/98).
É expressamente proibida a reprodução, cópia, distribuição, retransmissão ou utilização total ou parcial de qualquer conteúdo deste portal sem autorização prévia e formal do site Passando a Régua.
A utilização indevida de material protegido poderá resultar em responsabilização civil e criminal, conforme previsto na legislação brasileira.
O compartilhamento de links das matérias é permitido, desde que preservada a autoria e a integridade do conteúdo.




