“Só interna se o paciente for morrer!”; Vaza áudio atribuído ao diretor da UPA de Ourinhos

No áudio diretor pede para médica, Dr. Valeska Abud, não encaminhar pacientes para internação e mandar de volta para casa. Médica foi demitida da UPA, com a justificativa de não atender o perfil da Unidade.
Compartilhe:

Confira o áudio acima yes

Caiu como uma verdadeira bomba em cima da atual administração municipal de Ourinhos, um áudio atribuído ao diretor técnico da UPA 24 (Unidade Pronto Atendimento de Ourinhos), Jan Chryslen Silva da Costa, que foi apresentado, nesta quinta-feira, 27, pelo vereador Edvaldo Lúcio Abel “Vadinho” (PSDB), durante a sessão da Câmara Municipal de Ourinhos, em que o diretor pede para médica Dr. Valeska Abud, só internar os pacientes na UPA e na Santa Casa, em caso de morte.  Confira o áudio acima.

“Ou Valeska. E aí?! Boa tarde, tudo bem? Valeska, ó (sic). Está ficando a UPA limpa. É pra internar, Valeska, só se o paciente for morrer. Se o paciente não for morrer, não interna. Não interna!! Manda pra casa, faz receita, não é pra internar se o paciente ficar com coisinha "no" UPA. Só interna se o paciente for morrer. Porque, a gente já mandou tudo que tinha pra mandar, não tem mais canto nenhum na Santa Casa. Já não tinha, agora não tem mais. Só interna se for morrer. Não interna!”, diz no áudio, o diretor técnico da UPA.     

O áudio teria sido enviado para a médica antes dela ser demitida, após dez anos de prestação de serviços na cidade de Ourinhos. A demissão da médica gerou uma grande comoção na cidade e diversas pessoas pedem a sua volta ao corpo clínico da Unidade.

Através de nota envida na tarde da útima terça-feira, 25, a Prefeitura de Ourinhos informou, que a direção da UPA considerada que a médica não atende o perfil da unidade, que é "assistencial dos pacientes".

A nota diz ainda, que mantém "o compromisso em oferecer atendimento de qualidade e humanizado para a população de Ourinhos e região".

Porém não é o que parece. Na fala do vereador Vadinho na sessão de ontem (27), ele enumera uma relação de pessoas que morreram na UPA nos últimos meses aguardando cirurgias e internações (veja o vídeo abaixo a partir 2h29m59s). O vereador destacou que deverá levar o caso ao conhecimento da promotoria pública de Ourinhos, para que tome providencias.

“Este cidadão (Jan) não pode ficar nem mais um minuto neste cargo”, disse Vadinho.

Na manhã desta quinta-feira, 27, a médica se manifestou em grupo de WhatsApp e agradeceu as manifestações de carinho recebidas pela população ourinhense.

"Bom dia a todos, sou a Dra. Valeska Abud e gostaria muito de agradecer as manifestações de carinho e solidariedade nesse momento muito difícil que estou passando em minha vida, para alguns pode parecer que ser médica da UPA era para mim apenas mais um trabalho como qualquer outro. Mas trabalhar na UPA e poder atender as pessoas era a minha vida, receber essas manifestações de apoio só demonstra que fazia um bom trabalho apesar das limitações e das imposições da direção da instituição. Quero deixar registrado que sempre busquei prestar o melhor atendimento para todos e nunca fiz nenhuma distinção de qualquer natureza e que hoje posso dizer de coração aberto que amo à população de Ourinhos, pois aqui me receberam de braços abertos. Desde quando cheguei aqui em Ourinhos sempre recebi demonstrações de amor e carinhos e também elogios e agradecimentos, e que agora de coração aberto quero retribuir e agradecer a toda a população por ter me dado a oportunidade de cuidar de vocês por esses quase 10 anos que estou aqui e que trabalhei na UPA de Ourinhos, sem nunca ter faltado um dia se quer. Deixo registrado aqui meu muito obrigado a todos!!!! Amo vocês de todo coração.", falou Valeska.

O Passando a Régua não conseguiu falar com a direção da UPA de Ourinhos, mas está aberto para o posicionamento sobre o áudio divulgado. A Prefeitura de Ourinhos também não se manifestou sobre as declarações do diretor técnico da UPA.

 

Manifestação

Uma grande manifestação pedindo o afastamento e demissão do diretor técnico da UPA 24 de Ourinhos, Jan Chryslen Silva da Costa, está sendo organizada e deve acontecer neste sábado, 29,  em horário e local a ser divulgado.

Veja a manifestação do vereador na Sessão desta quinta-feira