O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (8) que não vai permitir que municípios que autorizaram a volta das aulas presenciais na rede particular mantenham escolas públicas fechadas, como aconteceu em Ourinhos, onde o prefeito permitiu a volta de aulas presenciais em escolas particulares, mas proibiu a volta nas escolas públicas (clique e relembre a decisão em Ourinhos).
A declaração do governador foi dada durante a inauguração da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil em Bauru (133 km de Ourinhos).
“Ou abre para todos ou não abre para nenhum", afirmou o governador.
A reabertura das unidades de ensino infantil ao superior está autorizada desde quarta-feira (7) pelo estado. Apesar da autorização dada às escolas, prevista no plano de flexibilização do isolamento, cada município tem autonomia pra decidir se libera ou não o ensino presencial.
Por isso, segundo Doria, se houver alguma decisão de prefeitura que faça diferenciação entre o ensino privado e público, o estado vai intervir judicialmente.
"Se houver alguma decisão de alguma prefeitura nesse sentido, por determinação do governo do estado de São Paulo, nós entraremos no Ministério Público e se necessário no TJ. Em São Paulo, nós não teremos alunos de 1ª classe privilegiados na rede privada em detrimento de alunos de 2ª classe da rede pública. Todos são iguais", declarou
Desde 8 de setembro, as escolas estaduais podiam funcionar, porém apenas para reforço e atividades extracurriculares. O ensino regular foi mantido no período em que as escolas estavam fechadas por meio de aulas online.
Segundo balanço da secretaria estadual da Educação, no primeiro dia de liberação das aulas presenciais nas escolas, 17% das mais de 5 mil escolas estaduais estavam abertas.
O prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD), ainda não se manifestou sobre as declarações do governador.
Em Marília o prefeito Daniel Alonso (PSDB) chegou a liberar as escolas particulares e manteve as públicas fechadas, mas voltou atrás menos de uma semana depois e mateve ambas sem aulas presenciais, somente remotas até 2021.
Com informações do site G1





