Esquema que adulterava semirreboques em Ourinhos e região é tema de matéria do programa “Fantástico” e ganha grande repercussão

Compartilhe:

A operação Transformers foi deflagrada , que foi deflagrada em novembro passado e resultou na prisão de três pessoas em Ourinhos, foi tema de uma grande matéria do programa “Fantástico” da Rede Globo, neste domingo, 7. O programa teve acesso exclusivo a investigação que revela como caminhoneiros e transportadoras burlam as normas de segurança para aumentar a capacidade de transporte de carga. Segundo o Denatran, circular com o quarto eixo é uma infração grave, passível de multa e de retenção do caminhão.

O Ministério Público denunciou 20 pessoas -- e cinco foram presas. Cinco funcionários do Detran de São Paulo são investigados por liberar a documentação ilegal e foram afastados. O Detran informou que vai fazer uma auditoria para mapear os documentos emitidos irregularmente.

Na matéria, a TV Globo coloca o empresário Orlando Grande Filho, que é de Ourinhos, como suspeito de chefiar o esquema. Para a reportagem, Luciano Menezes Molina, advogado de Orlando disse que “ele simplesmente orientava os outros caminhoneiros como fazer essa transformação e fez um trabalho social, pra poder auxiliar os caminhoneiros que estavam precisando inserir esse quarto eixo pra poder transportar mercadorias dentro da legislação". (Para conferir a matéria completa clique aqui)