Ourinhos volta à fase laranja do Plano SP e bares não poderão receber pessoas e outros serviços poderão ter restrições nos horários de atendimento

Compartilhe:

O Governo de São Paulo anunciou na tarde desta sexta-feira, 8, a reclassificação do Plano SP e a região que Ourinhos pertence, do DRS (Departamento Regional de Saúde de Marília), retroagiu à fase Laranja, que é considerada a fase de “controle” e com isso  algumas atividades poderão ser restritas, como a diminuição de horários de atendimento como bares, restaurantes, salões de beleza, academias, teatros, cinemas, serviços de educação e espaços públicos, mas para que estas restrições ocorram, o prefeito Lucas Pocay (PSD) terá que publicar um novo decreto estabelecendo as medidas de controle da Covid-19 na cidade. O prefeito ainda não se manifestou sobre os novos dados. Continua valendo o último decreto municipal em Ourinhos (clique aqui).

Somente quatro regiões estão na fase Laranja; Marília, Presidente Prudente, Registro e Sorocaba. Nesta fase ficou definido que são permitidos funcionar todos setores que estavam funcionando na fase amarela, inclusive eventos culturais poderão acontecer. Mas o funcionamento total terá que ser de no máximo 8h e o limite de atendimento ao público até ás 20h. Bares não poderão fazer atendimento presencial.

A próxima reclassificação será feita no começo de fevereiro. 

Falta leitos de UTI

Um dos principais fatores levados em consideração foi a taxa de ocupação de leitos de UTI do DRS de Marília, que está em 75,8% de ocupação, o limite para entrar na fase laranja é 69,9%

Região terá 10 novos leitos de UTI, seis no Hospital São Lucas em Garça (107 km de Ourinhos) e quatro  no Hospital Regional de Assis (70 km de Ourinhos).

Confira abaixo quais são os critérios levados em consideração e como fica:

Indicadores (Região)

MAPA

O governo João Doria (PSDB) havia adiado a reclassificação das regiões do Plano São Paulo, de reabertura econômica e flexibilização da quarentena, desta quinta-feira para hoje (8). Um dos motivos do adiamento foi a realização de uma outra coletiva de imprensa estadual que divulgou os resultados dos testes realizados no Brasil da vacina CoronaVac.

A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, apresenta 78% de eficácia na prevenção de casos leves da doença causada pelo coronavírus. Essa eficácia, porém, aumenta para 100% para casos graves e moderados. Segundo o instituto, quem tomar a vacina do Butantan estará com a vida salva e com chances mínimas de agravamento da covid-19.

Confira abaixo o vídeo da coletiva desta sexta-feira (8):