Assis já divulga relação de vacinados contra a Covid; Em Ourinhos lei foi publicada, mas Prefeitura ainda não está cumprindo obrigatoriedade

Em Assis lei foi aprovada uma semana depois que em Ourinhos.
Compartilhe:

A Prefeitura de Assis (SP) (70 km de Ourinhos) publicou nesta quinta-feira, 8, a lista dos moradores que tomaram a vacina contra a Covid-19 na cidade. Os nomes foram divulgados em cumprimento a uma lei municipal aprovada dia 22 fevereiro pela Câmara de Vereadores, uma semana depois que em Ourinhos, que aprovou uma lei parecida no dia 15 do mesmo mês, mas até agora nada da Prefeitura cumprir.

As duas leis obrigam as prefeituras a tornar públicos os dados sobre os moradores imunizados, como nome completo, data de nascimento, gênero, lote da vacina e a qual grupo de risco a pessoa pertence.

Uma das diferenças de Ourinhos, é que aqui a lei não foi sancionada pelo prefeito Lucas Pocay e sim promulgada pelo presidente da Câmara, Santiago (DEM) e publicada no dia 12 de março, ou seja, na próxima segunda-feira, 12 completará um mês que está em vigor, porém não é devidamente aplicada.

O prefeito de Assis, José Fernandes (PDT) sancionou a lei em março e, a partir de agora, a prefeitura informou que vai manter a relação de vacinados do município atualizada no Portal da Transparência (clique aqui para ter acesso a relação).

O Passando a Régua tentou contato com a vereadora Roberta Stopa (PT), autora da lei, para saber se haverá algum tipo de cobrança e fiscalização que obrigue a Prefeitura a cumprir a lei, porém não obtivemos retorno até o fechamento desta matéria.

Lá em Assis aconteceu a polêmica do médico Oliveiro Pereira da Silva Alexandre, que tomou, por conta própria, uma dose da CoronaVac e uma dose da Oxford/AstraZeneca, que aumentou a preocupação da população com relação ao controle dos vacinados.

Já aqui em Ourinhos, no início da vacinação surgiram denúncias de possíveis furadas de fila. Relembre nos links abaixo:

Estagiários são vacinados contra a Covid-19 antes que enfermeiros profissionais e MP apura possíveis “furadas de fila” em Ourinhos