Bauru publica novo decreto e celebrações religiosas presenciais poderão voltar na quarta-feira, 8

Compartilhe:

 

Dois dias após uma nova reclassificação das cidades dentro do Plano São Paulo promovida pelo governo paulista, e que manteve Bauru (SP) na fase 1 (vermelha), a mais restritiva, o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB) publicou no fim da tarde deste domingo (5) um decreto indicando a flexibilização de vários setores ainda vetados nesta fase, que só permite serviços essenciais.

Novo mapa atualizado com a situação das regiões do estado no Plano São Paulo de flexibilização da quarentena — Foto: Divulgação/Governo de SP

Segundo o decreto, haverá uma flexibilização gradual, incluindo em datas seguidas a liberação de serviços e atividades considerados não-essenciais.

A primeira dessas atividades a ganhar liberdade na cidade será a de cultos, missas e outras celebrações religiosas presenciais que poderão voltar a funcionar a partir desta quarta-feira (8).

Mas o decreto vai além e antecipa a abertura de outros setores que seguiam vetados pelo Plano São Paulo, como salões de beleza e barbearias, que poderão reabrir, com regras de precaução sanitária, a partir da sexta-feira (10).

Já o comércio em geral, lanchonetes, bares e restaurantes, e também as academias de ginástica, têm como data de reabertura ao público marcada para o próximo dia 13, a segunda-feira da semana que vem.

(CONFIRA AQUI A ÍNTEGRA DO NOVO DECRETO)

Para justificar a decisão, o prefeito cita no decreto que a “a situação epidemiológica registrada para a região de Bauru no último dia 3 aponta estabilização na evolução da epidemia”.

“Foi publicado o Decreto 14.781 de retomada faseada das atividades econômicas da cidade e região, que deve ocorrer de forma responsável e planejada na próxima semana.

Os dados epidemiológicos de Bauru e região estão se estabilizando, além disso, tivemos a ampliação da rede de atendimento hospitalar que foi realizada nas últimas semanas pelo Estado e os municípios.

Combinamos com os segmentos de restaurantes, bares e academias uma videoconferência na próxima terça-feira para definirmos de forma conjunta e construtiva as estratégias e protocolos de funcionamento e proteção.

Com responsabilidade, planejamento e fundamentados por decisões sanitárias e epidemiológicas, vamos dando um passo de cada vez no enfrentamento da pandemia e na retomada da normalidade da nossa cidade”, destacou a Prefeitura de Bauru.

Neste domingo (5), Bauru registrou a 34ª morte provocada por complicações da Covid-10. A cidade contabiliza até agora 1.909 casos confirmados da doença e outros 231 considerados suspeitos. Segundo a prefeitura, 1.176 pessoas já se curaram da Covid-19.

Com informações da Prefeitura de Bauru e do site G1