Duas cidades da região; Vera Cruz (SP) (100 km de Ourinhos) e Lins (171 km de Ourinhos) estão com novos prefeitos. Após as cassações de Renata Zompero Dias Devito (Vera Cruz) e Edgar de Souza (Lins) ambos do PSDB. A diferença é que em Vera Cruz o vice, Paulo Haraguchi (DEM), assumiu o lugar de Devito, na tarde desta sexta-feira, 9, ao ser empossado pela Câmara de vereadores e em Lins, teve uma eleição indireta e quem venceu foi o candidato Akio Matsuura, do mesmo partido do prefeito cassado, o PSDB.
Vera Cruz

Paulo Haraguchi (DEM), novo prefeito de Vera Cruz, retirou a máscara para fazer seu discurso — Foto: Reprodução/TV Câmara de Vera Cruz
A posse de Paulo Haraguchi aconteceu após uma disputa judicial que, na semana passada, obrigou a Câmara de Vereadores a recuar da decisão de dar posse ao vice alegando “insegurança jurídica” e cancelando de um decreto legislativo que havia confirmado a cassação de Renata Devito, que seguia no cargo por força de liminar do Tribunal de Justiça (TJ-SP).
Porém, após duas decisões judiciais desta semana, a Câmara consegui reeditar o decreto legislativo que confirmou a cassação e a posse ao novo prefeito.
A primeira decisão foi proferida na quinta-feira (8) pelo procurador Torres Carvalho, do Tribunal de Justiça (TJ-SP), que reconheceu o direito de a Justiça de Marília de julgar o caso.
Nesta sexta-feira, o juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz, da Justiça de Marília, confirmou a decisão favorável à cassação da prefeita. Procurada, a defesa da agora ex-prefeita não informou se vai recorrer da decisão.
Segundo a investigação da CP, Renata Devito teria autorizado a contratação de um seguro para veículos sucateados da prefeitura. A Câmara tentou ouvir a prefeita por oito vezes, mas ela nunca compareceu.

Prefeita de Vera Cruz Renata Devito teve o mandato cassado, mas segue no cargo por força de liminar — Foto: Divulgação
Lins

Akio Matsuura (PSDB) discursa na Tribuna da Câmara momentos antes da votação feita pelos vereadores — Foto: Reprodução/TV Câmara de Lins
Em uma sessão rápida realizada na Câmara de Vereadores de Lins (SP) na noite desta sexta-feira (9), o candidato Akio Matsuura (PSDB) venceu por um voto a eleição indireta.
Akio fica no cargo até o próximo dia 31 de dezembro, quando termina a atual legislatura.
O candidato tucano, que terá como vice Damião de Souza (PL), ficou com oito dos 15 votos do vereadores, que precisaram de menos de 45 minutos para ouvir o discurso dos candidatos das três chapas e realizar a votação.
(1).jpg)
O vice Carlos Alberto Daher e o prefeito Edgar de Souza durante live feita logo após a sentença de cassação: "Vamos recorrer ao STF" — Foto: Facebook/Reprodução





