(Esta matéria foi atualizada às 14h25, com a inclusão da nota de esclarecimento da Prefeitura de Ibirarema)
A Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos divulgou na tarde desta sexta-feira, 17, mais um “Boletim Informativo Covid-19” e destacou o resultado do exame laboratorial (PCR), que confirma que o paciente da cidade de Ibirarema (33 km de Ourinhos), Sergio Aparecido de Moraes, de 77 anos, que teve a morte divulgada no último dia 11, estava com a Covid-19.
A Prefeitura de Ibirarema divulgou uma nota de esclarecimento, confira:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Paciente o Sergio Aparecido de Moraes, de 77 anos e seis meses, aposentado, munícipe de Ibirarema, compareceu em consulta na UBS de Ibirarema no dia 03 de julho com quadro de tosse produtiva e febre, e realizado radiografia de tórax na unidade, na qual constou diagnostico de pneumonia. Foi medicado, prescrita antibioticoterapia oral para o tratamento em domicilio com orientação para retorno se piora do caso. Após três dias o paciente retornou a UBS com queixa de piora dos sintomas, persistência da febre, prostração, baixa saturação de oxigênio, inapetência e ausculta pulmonar comprometida. Diante do quadro grave que o paciente se encontrava foi então encaminhado para a UPA de Ourinhos, e posteriormente internado na Santa Casa de Ourinhos e conforme protocolo do Ministério da Saúde foi notificado como caso suspeito de infecção de Covid-19.
Paciente evoluiu com piora do quadro, com insuficiência respiratória e necessitou de transferência para Unidade de Terapia intensiva (UTI) e intubação orotraqueal, e após seis dias de internação veio a óbito, no último sábado 11 de julho, devido complicações da infecção. Foi coletado exame sorológico e PCR para confirmação de suspeita de Covid-19, a sorologia sanguínea testou positivo para infecção de covid-19, porém aguarda o resultado do PCR que foi coletado e encaminhado para o Laboratório Adolfo Lutz de São Paulo.
Importante ressaltar que o paciente fazia tratamento de câncer raro de pele em Jaú, era hipertenso e a pouco tempo atrás ele sofreu uma queda que causou politraumatismo, onde ficou internado vários dias, inclusive necessitando de UTI, depois disso teve alta, más a partir daí passou a ter uma necessidade de um cuidado maior por parte da família, visto que antes deste acidente ele era muito ativo e independente.
DEPARTAMENTO DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Saiba também: Paciente de Salto Grande morre com suspeita de Covid-19 em Ourinhos
Em maio foi registrado um óbito suspeito de uma paciente que não estava com Covid-19, mas teve a morte apontada como suspeita pelo hospital, o que fez com que o prefeito de Ibirarema divulgasse o resultado negativo para Covid-19 (clique e relembre).
Confira o Boletim completo abaixo:

UTIs exclusivas para Covi-19 têm ocupação de 80% (Imagem: Divulgação)



