Explosão em fábrica da Enaex Brasil deixou nove mortos e sete feridos na Região Metropolitana de Curitiba; veja quem são

Compartilhe:
A Enaex Brasil divulgou nesta quarta-feira (13) a identidade dos nove funcionários mortos na explosão ocorrida na manhã de terça-feira (12) em sua unidade de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). O acidente, que também deixou sete pessoas feridas, aconteceu por volta das 5h50, em uma área de 25 metros quadrados onde explosivos eram preparados para transporte.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, os corpos foram fragmentados pela força da detonação, tornando necessária a identificação por exame de DNA, procedimento que pode levar até 30 dias. A Polícia Científica já coleta material genético das famílias para agilizar o processo, e não está descartada a solicitação de apoio a outros estados.

De acordo com imagens internas da fábrica, as vítimas haviam acabado de iniciar o turno e estavam reunidas para uma oração quando ocorreu a explosão. A delegada Géssica Andrade destacou que, no momento do acidente, elas não manipulavam material explosivo.
O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, informou que o impacto foi tão intenso que formou uma cratera no local e danificou edificações próximas. O material que provocou a explosão, de alto poder destrutivo, ficou espalhado pela área e está sendo analisado pelo Esquadrão Antibombas de Curitiba.

A Polícia Civil e o Ministério Público do Trabalho investigam as causas. A prefeitura de Quatro Barras afirmou que a Enaex opera há mais de 50 anos no município e possui todas as licenças necessárias, incluindo alvará e autorizações ambientais. A empresa declarou que segue protocolos de segurança acima das exigências legais e que está prestando assistência integral às famílias das vítimas e aos feridos.

O impacto da explosão foi sentido em pelo menos oito cidades da RMC, entre elas Curitiba, Pinhais e São José dos Pinhais. Equipes da Defesa Civil avaliam danos em residências e comércios próximos.

Veja quem eram os nove mortos em explosão:

Camila de Almeida Pinheiro


Cleberson Arruda Correa


Eduardo Silveira de Paula


Francieli Gonçalves de Oliveira


Jessica Aparecida Alves Pires

 
Marcio Nascimento de Andrade


Pablo Correa dos Santos


Roberto dos Santos Kuhnen


Simeão Pires Machado