Gestão Guilherme Gonçalves anuncia volta de auxiliares de serviços gerais às suas funções e novo secretário de Educação

Compartilhe:
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, 11, no gabinete, na Prefeitura de Ourinhos, o prefeito Guilherme Gonçalves (Podemos) detalhou as medidas administrativas para solucionar o déficit de limpeza nas unidades escolares e anunciou o novo secretário de Educação, Thyago Trindade. O evento ocorreu em meio a um cenário de paralisações em escolas municipais e pressões políticas.



1. Reestruturação do Quadro: Fim dos Desvios de Função
O ponto central da coletiva foi o anúncio do retorno imediato de cerca de 80 servidores concursados para suas funções de origem como Auxiliares de Serviços Gerais (ASG). Segundo o chefe do Executivo, o município enfrenta um problema crônico de "desvio de função", onde funcionários contratados para a limpeza pesada e manutenção das escolas foram, ao longo das últimas décadas, alocados em cargos administrativos por meio de "acordos informais".

"Estamos pondo o dedo na ferida. Há pessoas desviadas há 15, 20 anos. O problema da limpeza não é falta de pessoal, é falta de pessoal na função correta. Vamos acabar com o 'jeitinho brasileiro' na Prefeitura, doa a quem doer", afirmou Gonçalves.

A medida visa suprir a lacuna deixada após o encerramento do contrato com a empresa terceirizada que geria a limpeza. O prefeito explicou que um novo chamamento público foi protocolado no Tribunal de Contas, o que impede legalmente a contratação de uma nova empresa até o parecer final do órgão. O prazo estimado para a regularização da nova terceirizada é de 20 dias.

2. Mudança no Comando da Educação
A pasta da Educação terá um novo titular: Thyago Trindade. Professor de Língua Portuguesa e servidor de carreira com 18 anos de atuação municipal, Trindade substitui Anderson Vieira, que foi remanejado para a secretaria adjunta de Planejamento.

A escolha de um nome técnico e da própria rede municipal foi interpretada como uma tentativa de pacificar as relações com o magistério. Thyago, que também possui formação jurídica, destacou que sua missão será focar na qualidade pedagógica e no diálogo. Já o servidor Sandro César Caprino, cujo nome gerava resistência em bastidores políticos, permanecerá como adjunto, focado na gestão administrativa.


Thyago Trindade

3. Enfrentamento à CPI e Manifestações
Guilherme Gonçalves adotou um tom combativo em relação à instalação de uma CPI da Educação na Câmara Municipal. O prefeito afirmou não temer as investigações e declarou-se favorável à transparência.
  • Sindicância e Ponto: Sobre as manifestações, o prefeito garantiu o direito democrático de protesto, mas foi técnico quanto à legalidade: servidores que baterem o ponto e não cumprirem a jornada de trabalho nas unidades escolares serão notificados. A Secretaria de Justiça e Cidadania irá oficializar diretores para identificar ausências, que serão avaliadas por uma comissão sindicante.
  • Logística de Materiais: O prefeito refutou a falta de materiais de higiene (papel higiênico e produtos de limpeza), atribuindo eventuais falhas a problemas na "logística de pedidos" por parte das direções das escolas, afirmando que os estoques da prefeitura estão abastecidos.
4. Esclarecimentos sobre Repasses a Entidades
A coletiva também serviu para rebater denúncias de atrasos em repasses para entidades como a APAE e o asilo Lar Santa Teresa Jornet.

O prefeito enfatizou que a Prefeitura não pode pagar dívidas diretas das entidades (como contas de água ou luz), mas sim efetuar o repasse financeiro mediante aprovação técnica de projetos jurídicos.



5. Contexto Orçamentário: O Impacto da SAI
Gonçalves destacou que a administração enfrenta dificuldades financeiras decorrentes da concessão da SAE (Superintendência de Água e Esgoto) em gestões passadas. Com a extinção da autarquia, a Prefeitura teve que absorver os funcionários e custos operacionais sem o aumento correspondente na receita, o que exige "cortes na carne" e uma gestão de recursos humanos mais rígida.

Thyago Trindade, ao encerrar, reforçou o compromisso com a merenda escolar e a infraestrutura: "Sou o quarto secretário em 17 meses, conheço o desafio. Minha reputação é ilibada e meu foco são as crianças e o respeito aos meus colegas de sala de aula".

A gestão municipal agora monitora o retorno dos auxiliares às escolas nesta terça-feira (12) para garantir o pleno funcionamento da rede municipal de ensino.