Mãe, cunhado e pai de pré-candidatos surgem como líderes partidários em Ourinhos; confira relação de presidentes dos partidos

Vereador Santiago de Lucas Ângelo se filia ao Cidadania.
Compartilhe:

O panorama político em Ourinhos começa a se consolidar com a conclusão da janela de mudanças partidárias para as eleições municipais de 2024, que encerrou na última sexta-feira, dia 5 de abril. Com as movimentações políticas intensas, os eleitores ourinhenses já vislumbram o que está por vir nas urnas, com a escolha de 15 vereadores, prefeito e vice-prefeito, agendada para o dia 6 de outubro.

Dentre as mudanças significativas, destaca-se a filiação do vereador Santiago de Lucas Ângelo (foto acima) ao Cidadania, partido que integra uma federação juntamente com o PSDB, apoiando a pré-candidatura de Caio Lima, representante do PSD, partido do atual prefeito Lucas Pocay.

Caio Lima é apoiado por Lucas Pocay, na foto ao lado da primeira-dama, Luana (Foto: Divulgação)

Pai, mãe e cunhado líderes de partidos

Por outro lado, o vereador Guilherme Gonçalves surge como uma possível alternativa, contando com o apoio de seu partido, o Podemos, que tem como presidente o seu pai, Gersom Gonçalves da Silva, além de outros partidos como Novo, PDT, PP, Republicanos e PRD, este último com o cunhado de Guilherme, Rodrigo Fortes Antunes, e sua mãe, Elisangela Souza da Silva, como presidente e vice, respectivamente.

Pai de Zóio presidente do União Brasil

Ainda no contexto partidário, o União Brasil, anteriormente vinculado ao grupo político liderado pelo atual prefeito, agora tem como presidente o pai do ex-vereador Alexandre Dauge, o “Zóio”, Salim Silmar Marcassi Dauage. Surpreendentemente, Alexandre Zóio, deixou o Republicanos para se filiar ao PL, vislumbrando uma possível candidatura a vice-prefeito em uma dobradinha com Guilherme Gonçalves.

Guilherme Gonçalves e Zóio foram vistos juntos em reuniões políticas pela cidade; na foto estão com ex-prefeito Toshio Misato (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

PL com mais filiações

Além das mudanças de filiação, empresários como Fernando Ferrari Merigli, sócio proprietário da empresa Caninha Oncinha e um dos fundadores do CACTO (Clube de Arco, Caça e Tiro de Ourinhos) e Robson Martuchi, presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos) e dono da empresa Todos Parati, se filiaram ao PL. Fernando declarou ser pré-candidato a vereador, já Martuchi ainda não definiu se será ou não candidato, mas sua principal é compor o grupo, por ser um grande apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, um dos lideres do partido.  

Fernando Ferrari e Robson Martuchi se filiaram ao PL (Foto: Reprodução)

Federações formadas

Outra novidade são as Federações Partidárias, com destaque para a união entre PT, PC do B e PV, que deve lançar o ex-vereador Antônio Amaral Júnior como pré-candidato, e a aliança entre a Rede Sustentabilidade e o Psol, que apoiam a pré-candidatura do empresário e médico Dr. Mario Ferreira.

Toninho do PT poderá ter o apoio do atual presidente Lula (Foto: Reprodução)

Mário Ferreira mais uma opção para esquerda de Ourinhos (Foto: Reprodução)

Cada partido poderá lançar 16 candidatos a vereador. Tem a exigência de que pelo menos 30% dos candidatos a vereador sejam mulheres.

Os atuais vereadores de Ourinhos já definiram seus partidos para as eleições, consolidando assim um cenário político em constante movimento e que promete ser acirrado nas urnas.

Confira a relação de presidentes dos partidos políticos, com base na divulgação feita no site do TSE, no link: https://sgip3.tse.jus.br/sgip3-consulta/#!/orgao-partidario/listagem-orgaos-partidarios

  • Republicanos

Presidente: Cicero de Aquino

Vice-presidente: Ronaldo Cachoni Zanchetta

 

  • Partido Social Democrático - PSD

Presidente: Claury Santos Alves Da Silva

Vice-presidente: Lucas Pocay Alves Da Silva

 

  • Partido Liberal - PL

Presidente: Diogenes Correa Leite

Vice-presidente: Giovanni Gomes De Carvalho

 

  • Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB

Presidente: Adriano Roberto Aparecido Lopes

 

  • União Brasil

Presidente: Salim Silmar Marcassi Dauage

Vice-presidente: Felipe Araujo Rodrigues

 

  • Partido Socialista Brasileiro - PSB

Presidente: Donay Da Silva Jacintho Neto

 

  • Partido Democrático Trabalhista - PDT

Presidente: Ede Brito

Vice-presidente: Belkis Gonçalves Santos Fernandes

 

  • Partido Novo

Presidente: Rosa Maria de Oliveira

Vice-presidente: Ticiane Eziquiel da Silva

 

Presidente: Antonio Amaral Junior

Vice-presidente: Edson Luiz dos Santos

 

  • Podemos - PODE

Presidente: Gersom Goncalves da Silva

Vice-presidente: Claudio Marzo de Souza Franco

 

  • Partido Renovação Democrática – PRD (junção do PTB e Patriotas)

Presidente: Rodrigo Fortes Antunes

Vice-presidente: Elisangela Souza Da Silva

 

  • Partido Verde - PV

Presidente: Marcelo da Silva Antunes             

Vice-presidente: Rafael Aparecido Assumpção Frasson