Na última semana da janela para mudança de partidos, a Câmara Municipal de Ourinhos inicia o mês de abril com uma cara bem diferente dos últimos 7 anos. Ao menos dois vereadores deixaram a base do prefeito Lucas Pocay (PSD) - Partido Social Democrático.
Nilce Araujo Garcia, a Protetora, sai do PSD para se filiar ao PP (Partido Progressistas), do outro que deixa a base, o vereador Valter do Nascimento, o Latinha (PP). Latinha foi o vereador que mais demostrou nesta última sessão que não está com prefeito e sim pendendo para o lado do vereador Guilherme Gonçalves (Podemos), que é pré-candidato a prefeito. Em todos a votações da noite os dois tiveram votos iguais.
Outro vereador que sinalizou um afastamento da base de Lucas Pocay foi Giovanni Gomes de Carvalho, conhecido como Gil, do PL (Partido Liberal). De acordo com o comandante do PL na região, deputado Capitão Augusto, Gil deverá adotar uma postura mais neutra, sem definição sobre qual pré-candidato a prefeito apoiará.
Dentro da base, mudanças também foram observadas. O atual presidente do Legislativo, Fernando Rosini, o Furna, e o vereador Fernando Seco trocaram o União Brasil e o PP, respectivamente, pelo MDB (Movimento Democrático do Brasileiro). Enquanto isso, Roberto Tasca, que já foi parte da base do prefeito, deve se filiar ao Podemos ou ao PP, fortalecendo o grupo liderado por Guilherme Gonçalves.
Além disso, os vereadores Anísio Felicetti e Eder Mota migraram do PP e MDB, respectivamente, para o PSB (Partido Socialista Brasileiro), juntamente com a possível filiação do vereador Santiago de Lucas Ângelo, ainda indeciso quanto à legenda para concorrer à reeleição.
Roberta Stopa, por sua vez, anunciou sua saída do PT e filiação ao PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) no início de março, enquanto Raquel Spada, Enfermeiro Alexandre e Luiz Donizetti Bengozi, o Borjão, permanecerão no PSD, consolidando a base do prefeito Lucas Pocay.
.jpg)
Vereadores e seus respectivos partidos (Foto: Reprodução)
Em relação às eleições municipais, ao menos quatro pré-candidatos já se apresentaram para uma possível disputa à Prefeitura de Ourinhos: Caio Lima (PSD), com o apoio da base do prefeito e já definindo Dr. Ferreirinha como seu pré-candidato a vice; Guilherme Gonçalves (Podemos); Antônio Amaral Júnior, o Toninho do PT; e Mário Ferreira (Rede Sustentabilidade), sem anúncio sobre o pré-candidato a vice.
Com a possibilidade de surgimento de novos nomes nas próximas semanas, a política local passa por um período de intensa movimentação e expectativa.



