O MP (Ministério Público do Estado de São Paulo) instaurou, na última segunda-feira, 22, um IC (Inquérito Civil) nº 14.0358.0000119/2020-7, contra o prefeito de Ourinhos Lucas Pocay (PSD), o secretário municipal de Comunicação Social, Felipe Herculiani Chamorro e o Jornal Tribuna Ourinhense (A. H. Aurélio ME), por supostos atos de improbidade administrativa, em decorrência de suposta promoção pessoal de agente público.
O promotor de Justiça da 6ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ourinhos, senhor Otávio Ferreira Garcia instaurou o IC com base na denúncia feita pelo deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) no dia 22 de maio, fato noticiado pelo Passando a Régua (clique aqui e relembre). Na denúncia o deputado aponta destaca a publicação de um vídeo postado nas redes sociais do prefeito, no dia 19 de maio, em que o chefe do poder executivo aparece em repartições públicas beijando e abraçado crianças e idosos (clique aqui veja o vídeo) e também a publicação de uma matéria no Jornal Tribuna Ourinhense, com título: “Lucas Pocay se consolida como melhor prefeito da história de Ourinhos”. Tanto o vídeo, como a matéria foram anexados ao processo.
Relembre: MP recorre de sentença que condenou Lucas e quer que ele e advogados devolvam mais de R$413 mil
Na representação, o deputado descreve a matéria como vergonhosa, já que não seria respaldada a opinião por quaisquer pesquisas ou critérios técnicos que a justificassem.
Também é colocado que o secretário de Comunicação, Felipe Chamorro, teria articulado a distribuição gratuita do jornal Tribuna Ourinhense, que no dia da publicação da tal matéria, teve uma tiragem diferenciada, com 50 mil exemplares, algo muito acima das tiragens frequentes, que não passariam de mil exemplares por publicação.
O deputado ainda frisou que os jornais estavam sendo distribuídos inclusive nas portas das repartições da Prefeitura de Ourinhos.
Todas as partes citadas na denúncia serão ouvidas pela promotoria, documentos serão analisados e se o MP considerar que os denunciados cometeram alguma irregularidade o IC será enviado para analise e julgamento.
Procurados Felipe Chamorro e prefeito Lucas Pocay, não responderam a nossa reportagem. Já a direção do Jornal Tribuna Ourinhense, disse que o jornal já foi notificado pelo Ministério Público e que estará apresentando todos os esclarecimentos sobre os questionamentos feitos pela promotoria.
.jpg)
Segundo a denúnicia, jornal foi distribuído gratuitamente dentro da Prefeitura de Ourinhos (Foto: Divulgada)
Relembre todo o caso (clique aqui)




