Prefeitura de Ourinhos emite nota de esclarecimento sobre o pagamento da Guia de Cobrança Remanescente da antiga SAE

Compartilhe:
A Prefeitura de Ourinhos divulgou nesta terça-feira (26) uma nota de esclarecimento sobre o pagamento da Guia de Cobrança Remanescente da antiga Superintendência de Água e Esgoto (SAE), referente ao mês de outubro de 2024.

De acordo com a administração municipal, alguns moradores relataram dificuldades ao efetuar o pagamento. As guias fazem parte do sistema de arrecadação conveniado e podem ser quitadas nos bancos Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander e Itaú, bem como em seus canais digitais e correspondentes autorizados, como as casas lotéricas.

Ainda segundo a nota, alguns munícipes relataram ter conseguido pagar a guia em bancos digitais, como Nubank, Inter, Original e PicPay. Isso acontece porque essas instituições possuem acordos comerciais com os bancos conveniados. No entanto, a Prefeitura alerta que essa possibilidade não é garantida para todos, e recomenda que os pagamentos sejam feitos preferencialmente nas instituições credenciadas.

A segunda via da guia pode ser emitida no endereço
https://saeourinhos.hydrus.pro/ utilizando o número da unidade consumidora.

Entenda a cobrança
Segundo a Prefeitura, a cobrança remanescente se deve a uma falha ocorrida durante a transição da concessão dos serviços de água e esgoto. As leituras dos hidrômetros foram realizadas até 22 de outubro de 2024, mas a administração municipal continuou prestando o serviço até o final do mês sem emitir a fatura proporcional.

O procedimento, considerado uma obrigação legal, foi publicado em edital no Diário Oficial em 19 de agosto e está amparado pela Lei de Responsabilidade Fiscal e pela Lei Complementar Municipal nº 1.197/2024.

A irregularidade foi identificada no Processo nº 6324/2025 e também já havia sido apontada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, que apura falhas no processo de concessão dos serviços.

A Prefeitura reforçou, por fim, que está empenhada em modernizar os meios de arrecadação para ampliar as opções de pagamento disponíveis à população.

Nota na íntegra: 
 
Nota de Esclarecimento – Pagamento da Guia de Cobrança Remanescente (SAE)
A Prefeitura de Ourinhos informa que alguns munícipes relataram dificuldades para efetuar o pagamento da guia de cobrança remanescente da SAE – Superintendência de água e Esgoto, referente a outubro de 2024. As guias fazem parte do sistema de arrecadação conveniado e podem ser pagas nos bancos Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander e Itaú.

Alguns munícipes relataram conseguir pagar suas guias em bancos digitais como Nubank, Inter, Original e PicPay. Isso ocorre porque esses bancos mantêm acordos comerciais com bancos múltiplos conveniados, que em alguns casos processam o pagamento.

Contudo, essa possibilidade não é garantida para todos os usuários. Para evitar erros ou rejeição, a orientação oficial é que o pagamento seja feito nos bancos conveniados acima ou em seus canais digitais e correspondentes autorizados, como as lotéricas.
 Segunda via da guia: disponível em https://saeourinhos.hydrus.pro/ utilizando o número da unidade consumidora.

A Prefeitura segue empenhada em modernizar os meios de arrecadação, ampliando cada vez mais as opções disponíveis aos cidadãos.