Prefeitura de Ourinhos recebe permissão para uso do Centro Social Urbano por 30 anos

Compartilhe:
A Prefeitura de Ourinhos anunciou, na manhã desta quinta-feira, 13, que obteve do Governo do Estado de São Paulo a permissão de uso gratuito, por um período de 30 anos, do espaço do Centro Social Urbano (CSU), uma área de 56 mil metros quadrados, localizada na Rua Eduardo Peres. O local estava abandonado há mais de oito anos.

O prefeito Guilherme Gonçalves (Podemos) comemorou a conquista e divulgou um vídeo afirmando que pretende revitalizar e reformar o CSU para oferecer atividades voltadas a crianças, jovens e idosos. A permissão foi oficializada por meio do Decreto 69.416/2025, assinado pelo governador de São Paulo, conforme comunicado pelo Subsecretário do Patrimônio do Estado, Paulo Vidal.

Histórico do CSU
O Centro Social Urbano de Ourinhos foi construído pelo Governo Paulista entre 1979 e 1980, dentro do Programa Nacional de Centros Sociais Urbanos, que visava promover a integração social por meio de atividades comunitárias. O espaço foi inaugurado em 1980, durante o mandato do prefeito Aldo Matachana Thomé.



Relembre matéria que o Passando a Régua fez um 2020 - clique aqui (vídeo está abaixo) 

Nos últimos 10 anos, o local foi totalmente abandonado. Durante a gestão do ex-prefeito Lucas Pocay (PSD), houve tentativas de transferir a posse do CSU do Estado para o município, com o processo chegando à fase final de análise na Coordenadoria Jurídica da Secretaria Estadual de Esportes, mas sem avanço.

A Câmara Municipal de Ourinhos chegou a aprovar um projeto de lei autorizando a prefeitura a receber o terreno, mas a tramitação não se concretizou até então.




Próximos passos
Agora, com a permissão oficial concedida, a Prefeitura de Ourinhos pretende iniciar projetos de revitalização do CSU. Segundo o prefeito Guilherme, a recuperação do espaço proporcionará novas oportunidades de lazer e serviços públicos à população.