A política ourinhense registrou uma movimentação importante na noite desta segunda-feira, 2, com a posse de Márcio José Domingos, o Marcinho, no Legislativo Municipal. O novo parlamentar assume a cadeira deixada pelo vereador Mário Sérgio Pazianoto (Sargento Sérgio), que se licenciou do cargo para assumir o comando da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Em entrevista ao Passando a Régua, conduzida pelo jornalista Gera Laperuta, Marcinho — que já possui experiência anterior na Casa — expressou entusiasmo com o retorno e destacou que sua prioridade será a busca por verbas para o desenvolvimento da cidade.
Foco na Saúde e Parcerias Federais
Com passagens pela administração do prefeito Guilherme Gonçalves na área da saúde, Marcinho demonstrou conhecimento técnico sobre as demandas locais. Questionado sobre a falta de medicamentos e a fila de cirurgias eletivas, o vereador ponderou sobre as competências estaduais, mas reforçou o compromisso com a solução de problemas.
"Não adianta a gente ficar reclamando e não ir atrás de soluções. Meu compromisso é abrir agenda em Brasília e na ALESP para trazer recursos. No passado, conseguimos R$ 3 milhões para cirurgias eletivas através do deputado Luiz Carlos Motta, e vamos trabalhar para reduzir essa demanda reprimida", afirmou o vereador.
Marcinho também mencionou o projeto de expansão do atendimento 24 horas em unidades de saúde, como a Vila São Luís, visando levar o modelo para outros bairros como Itajubi e Cohab.
Temas Polêmicos: Cadeiras e Veículos
Sobre os temas que geraram debate na cidade recentemente, como o aumento do número de vereadores (de 15 para 17) e a compra de novos veículos para a Câmara, Marcinho manteve uma postura conciliadora. Ele classificou o aumento das cadeiras como uma questão "constitucional", embora polêmica, e afirmou que seguirá o trabalho em conjunto com seus "nobres pares". Quanto aos veículos, o vereador pontuou que respeita a condução da presidência da Casa, destacando a necessidade de segurança para as viagens oficiais dos parlamentares.
Destaques da Sessão: Projetos Aprovados
A sessão desta segunda-feira não foi apenas de posse, mas também de votações cruciais para a estrutura administrativa e política de Ourinhos. Confira os principais projetos aprovados por unanimidade:
1. Mudança na Lei Orgânica (Emenda Nº 3/2025)
A aprovação desta proposta altera pontos sensíveis da estrutura municipal, com validade imediata para alguns benefícios e futura para o número de cadeiras:
Em entrevista ao Passando a Régua, conduzida pelo jornalista Gera Laperuta, Marcinho — que já possui experiência anterior na Casa — expressou entusiasmo com o retorno e destacou que sua prioridade será a busca por verbas para o desenvolvimento da cidade.
Foco na Saúde e Parcerias Federais
Com passagens pela administração do prefeito Guilherme Gonçalves na área da saúde, Marcinho demonstrou conhecimento técnico sobre as demandas locais. Questionado sobre a falta de medicamentos e a fila de cirurgias eletivas, o vereador ponderou sobre as competências estaduais, mas reforçou o compromisso com a solução de problemas.
"Não adianta a gente ficar reclamando e não ir atrás de soluções. Meu compromisso é abrir agenda em Brasília e na ALESP para trazer recursos. No passado, conseguimos R$ 3 milhões para cirurgias eletivas através do deputado Luiz Carlos Motta, e vamos trabalhar para reduzir essa demanda reprimida", afirmou o vereador.
Marcinho também mencionou o projeto de expansão do atendimento 24 horas em unidades de saúde, como a Vila São Luís, visando levar o modelo para outros bairros como Itajubi e Cohab.
Temas Polêmicos: Cadeiras e Veículos
Sobre os temas que geraram debate na cidade recentemente, como o aumento do número de vereadores (de 15 para 17) e a compra de novos veículos para a Câmara, Marcinho manteve uma postura conciliadora. Ele classificou o aumento das cadeiras como uma questão "constitucional", embora polêmica, e afirmou que seguirá o trabalho em conjunto com seus "nobres pares". Quanto aos veículos, o vereador pontuou que respeita a condução da presidência da Casa, destacando a necessidade de segurança para as viagens oficiais dos parlamentares.
Destaques da Sessão: Projetos Aprovados
A sessão desta segunda-feira não foi apenas de posse, mas também de votações cruciais para a estrutura administrativa e política de Ourinhos. Confira os principais projetos aprovados por unanimidade:
1. Mudança na Lei Orgânica (Emenda Nº 3/2025)
A aprovação desta proposta altera pontos sensíveis da estrutura municipal, com validade imediata para alguns benefícios e futura para o número de cadeiras:
- 13º Salário e Férias: Fica instituído o 13º salário para vereadores e a concessão de férias remuneradas (com terço constitucional) e 13º para secretários municipais. A justificativa baseia-se na equiparação de direitos garantidos pela Constituição Federal.
- Mais Vereadores: O número de cadeiras na Câmara Municipal subirá de 15 para 17. Esta mudança, no entanto, só terá efeito prático a partir da próxima Legislatura.
- Fixação de Subsídios: O projeto também define que os subsídios do Executivo serão fixados por lei, enquanto os do Legislativo serão definidos via resolução.
2. Controle Interno (Projeto de Lei Complementar Nº 26/2025)
Visando otimizar a fiscalização administrativa, foi aprovada a alteração na periodicidade dos relatórios do Sistema de Controle Interno da Câmara.
Visando otimizar a fiscalização administrativa, foi aprovada a alteração na periodicidade dos relatórios do Sistema de Controle Interno da Câmara.
- Ciclo Quadrimestral: O envio de relatórios ao Presidente da Casa passa a ser feito a cada quatro meses (anteriormente era trimestral).
- Justificativa Técnica: A mudança segue orientações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), permitindo uma análise mais profunda e qualitativa dos dados, alinhando-se aos ciclos de gestão fiscal e orçamentária.
⚠️ AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS
Todo o conteúdo publicado no site, incluindo textos, fotografias, vídeos, artes, logotipos e demais materiais jornalísticos, é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/98).
É expressamente proibida a reprodução, cópia, distribuição, retransmissão ou utilização total ou parcial de qualquer conteúdo deste portal sem autorização prévia e formal do site Passando a Régua.
A utilização indevida de material protegido poderá resultar em responsabilização civil e criminal, conforme previsto na legislação brasileira.
O compartilhamento de links das matérias é permitido, desde que preservada a autoria e a integridade do conteúdo.



